Transporte de contêineres
Situação
Empresa de transporte e armazenamento de contêineres necessitava de uma estratégia de crescimento após receber um aporte de capital da ordem de quase meio bilhão de reais. Não só era desejo dos acionistas crescer o volume de contêineres, mas também avaliar outros setores para potencial investimento, além de avaliar o portfólio de negócios do grupo.
Abordagem
Foi elaborado um plano estratégico contemplando diversos setores prioritários no uso de contêineres, a partir da análise por macro e micro regiões com foco na produção e exportação de bens conteinerizáveis; o plano também indicou os gargalos internos operacionais que deveriam destravar o crescimento, assim como as ações comerciais que deveriam ser priorizadas. Em paralelo, potenciais setores adjacentes ao negócio, identificados por meio de um workshop de dois dias com ampla participação do cliente (aprox. 50 pessoas), foram avaliados e priorizados em relação ao negócio core. Finalmente outros negócios do portfólio foram avaliados de forma a identificar o montante de capital necessário para o seu desenvolvimento.
Resultados
O plano indicou um potencial de crescimento do negócio core acima de 30% a.a., tendo sido discutido e aprovado na diretoria e no conselho de administração. Além disso, foi decidido que outros negócios do portfólio seriam descontinuados oportunamente e que aqueles em consideração para integrá-lo deveriam aguardar a estabilidade de tamanho e crescimento pretendidos para o core. O plano está em implementação com resultados bastante satisfatórios (crescimento da ordem de 35% nos primeiros 12 meses).